Encontros Científicos e Pedagógicos

Congresso Norte e Nordeste de Medicina na interface com a Saúde Pública – 2012

Realizado em Juazeiro do Norte, o Congresso promoveu um diálogo que favorecesse a capacitação, além de qualificar profissionais e gestores na área das Ciências da Saúde, buscando enriquecer a capacidade analítica dos participantes às questões que caracterizam a intervenção, a assistência, a pesquisa e os aportes tecnológicos envoltos à medicina naquilo que compete ao estudo e ao pensar sobre saúde pública.

Contamos com a parceria da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e a Universidade Federal do Ceará – UFC, que possuem um grupo ativo de pesquisadores e publicações dentro do âmbito acadêmico. Dessa forma, comprometemo-nos com as atuais discussões, prerrogativas e pesquisas no âmbito da Saúde Pública.

O evento contou com a apresentação de inúmeros trabalhos científicos que fomentaram ainda mais as discussões levantadas pelo Congresso e a participação de cerca de 800 pessoas.

Visando estimular uma análise acerca da realidade no atual contexto da Saúde na nossa Região, nosso principal intuito foi garantir um momento de questionamento e aprendizado.

Congresso Cearense de Educação 2013

Cônscios de que a educação é um tema sério, relevante, e incita discussões em distintas esferas de pesquisa, o CEEN abraçou a proposta de expor ao público o professor como um agente transformador da realidade. Proporcionando um momento de reflexão e aprendizado.

Desde a proposta inicial de criação do nosso Centro, a educação aparece como um baluarte para todas as decisões e propostas que nos dispomos a engendrar dentro do cenário caririense. Pensando no papel edificador e estimulante do professor dentro do processo de formação pessoal, cultural e profissional, decidimos celebrar e promover a devida valorização deste exímio profissional aliando a discussão com temas que necessitam ser debatidos, como drogas, o lúdico-pedagógico, o exemplo como forma de firmar o aprendizado, etc.

O Congresso teve como tema “Professor – Construtor de Saberes, Norteador de Rumos e Edificador de Gerações.” Contamos com a presença de palestrantes renomados no contexto da educação nacional, como Edgar Linhares (Presidente do Conselho Estadual de Educação – CE) e Maria do Perpétuo Socorro França Pinto (Assessora especial de política contra as drogas no estado do Ceará).

Além dos grandes educadores: Djalma Falcão, Elisabeth Oliveira, Rosemary Lacerda, Lindaura Pinheiro e Terezinha Rios.

Foi um momento único dentro do contexto educacional do Cariri, por se tratar de um evento pioneiro que visou abrir caminhos para que novas discussões possam ser viabilizadas nas esferas educacionais. Acreditamos que esta é a melhor alternativa para um pensar reflexivo em nosso vigente contexto socio-cultural.